segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Mês de Outubro

É COR-DE-ROSA CHOCK




Durante todo mês de outubro ocorre um movimento de prevenção ao câncer de mama. É uma campanha mundial que leva o nome de Outubro Rosa. Cada país, estado, cidade, instituição ou pessoa adere a causa da forma que preferir, ajudando com a divulgação e a conscientização das mulheres do mundo inteiro.






Bonitões falam da importância do auto-exame contra o câncer

Detetive Virtual entra em ação para descobrir se vídeo com ‘saradões’ sobre prevenção do câncer de mama chama mais a atenção das mulheres.



Você aí de casa está sabendo que outubro é o Mês Internacional de Combate ao Câncer de Mama ganhou inclusive o nome de Outubro Rosa, por causa do laço que simboliza a luta mundial contra a doença. Vários monumentos ficaram cor-de-rosa, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Congresso Nacional, em Brasília, o estúdio do Fantástico ficou cor-de-rosa, até Tadeu Schmidt aderiu à campanha.

Envie seu vídeo para Detetive Virtual

Veja outros episódios do quadro

Neste clima rosa, eis que surge na internet um vídeo na internet, que tem uma proposta, digamos, diferente de chamar a atenção das mulheres para o tema. Um rapaz sem camisa apresenta um aplicativo gratuito para telefone celular em que a mulher escolhe o bonitão preferido para relembrá-la de fazer a prevenção contra o câncer de mama, que ele chama de TLC. ‘T’ de tocar, ‘L’ de ‘look’, que é ver em inglês e ‘C’ de checar. Checar com o médico qualquer coisa fora do normal nos seios.

Homem ensinando mulher a fazer o auto-exame? Que história é essa?

A justificativa está no início do vídeo. Um homem, que se apresenta como médico, diz: "pesquisas apontam que as mulheres têm mais chance de assistir a um vídeo se ele for apresentado por um cara bonitão".

Então, se alguma mulher não estiver prestando atenção direito aqui no Detetive Virtual é porque eu sou feio? Fala sério! Que pesquisa maluca é essa? Será verdade? O Detetive Virtual vai entrar em ação.

ENVIE SUA SUGESTÃO PARA O DETETIVE VIRTUAL
O vídeo dos ‘saradões’ é, na verdade, uma campanha de uma Ong canadense. Nós conversamos com a diretora da Ong, Alison Gordon, pela internet. Diz aí, Alison, essa pesquisa é verdadeira?

"Não, é tudo brincadeira!", ela responde. "Criamos uma campanha divertida com o objetivo de chamar a atenção das mulheres para um assunto sério. Fazendo regularmente o que chamamos de TLC, é mais fácil detectar mudanças nos seios. E quanto mais cedo isso acontece, maiores as chances de cura", explica.

“O autoexame é muito importante para a mulher conhecer o seu corpo. Agora, o autoexame não basta porque tumores bem pequenos, só a mamografia detecta, a mão não detecta. Desde 2009, existe uma lei federal que dá o direito à mulher a fazer mamografia a partir dos 40 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, alerta a mastologista e diretora da Femama, Maira Caleffi.

Por coincidência, a Femama - que é a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama - também lançou uma campanha estrelada por homens.

"Tem uma coisa que eu não posso fazer por você: mamografia", diz um dos homens da outra campanha.

Para Tadeu Schmidt, uma campanha muito mais legal. “Homens todos vestidos, de camisa. Muito melhor. Aquele outro vídeo estava bem desagradável”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ! Criando Artes Agradece sua particpação