segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Artesanato com Cabaças


Você já ouviu falar da cabaça? As cabaças são frutos de plantas rasteirinhas (como a melancia, abóbora e pepino) têm um casco duro, são ocas por dentro e não são comestíveis.
Não se sabe ao certo a origem da planta. O fato é que há mais de 500 anos os índios utilizam a cabaça para os mais diversos fins. No fruto ainda verde, cada tribo desenhava traços específicos, representando sua etnia, e transformava as cabaças em moringas, bolsas, chocalhos e até brinquedos para as crianças. Algumas tribos untavam seu interior com uma substância enegrecida que evitava o ataque dos vermes. Outras cobriam seu exterior com desenhos geométricos, muitas vezes recorrendo à pirogravura (gravação com fogo).Diz a cultura popular que todo caboclo de Minas Gerais tinha sua cabaça para levar água para a roça. No início do século passado, a cabaça era um típico aparato dos nordestinos. Até os portugueses quando chegaram ao Brasil encontraram as índias carregando cabaças com tintas, água e sementes. Hoje em dia não é diferente. Do Pará ao Rio Grande do Sul o fruto da cabaceira é usado para as mais diversas utilidades. Da música à decoração, passando pelos utensílios domésticos, vários artistas escolhem a cabaça como matéria-prima para um artesanato criativo e original.
Vejam agora alguns trabalhos artesanais feitos em cabaça. Basta ter um pouco de criatividade e usufruir dos vários tamanhos e formatos da cabaça para fazer lindas peças.






















Dicas Acesse:

http://www.viladoartesao.com.br/blog/2010/02/como-preparar-uma-cabaca-para-artesanato/

http://cabacacomart.blogspot.com.br/search/label/Animais%20em%20Caba%C3%A7a

http://www.cabaca.com.br/

http://www.tiradentes.net/cabacarte.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ! Criando Artes Agradece sua particpação

Postar um comentário